TCFisicaNet - História da Física

Retornar à página inicial - FísicaNet !

Nikola Tesla !

Retornar ao Índice de Personagens !

1856 Tesla nasceu à meia-noite 9 de julho e, em Smiljan, Croácia. Seu pai era padre da igreja ortodoxa.
1880 Frequenta a universidade de Praga (hoje na república Tcheca). Assiste a uma demonstração do recém-desenvolvido dínamo Gramme, que gerava corrente contínua (DC) para fazer funcionar um motor. Teve a idéia de usar um tipo diferente de corrente, a alternada, (AC), para atingir o mesmo objetivo.
1881 Trabalha como o engenheiro para a companhia de telefones de Budapeste, Hungria. Desenvolve o princípio do motor de indução, com corrente alternada passando por duas bobinas, para fazer girar um rotor de ferro.
1882 Vai para Paris, França, e trabalha para a Companhia Edison Continental.
1883 Constrói um motor de indução.
1884 Chega a Nova York com apenas 4 cents no bolso. Trabalha com o o inventor Thomas Edison (1847-1931), mas fica no cargo apenas um ano. Os dois se desentendem quanto à melhor corrente para uso doméstico e industrial: Tesla prefere a corrente alternada, Edison prefere a contínua.
1887 Tesla consegue a patente para a geração, transmissão e uso da corrente alternada (AC). A companhia elétrica Westinghouse adquire os direitos de uso da patente de Tesla. Isso desencadeia uma batalha entre Edison e a Westinghouse sobre qual é a corrente mais prática. A corrente contínua não pode ser transmitida a longas distâncias; a corrente alternada ainda não podia ser usada para fazer funcionar motores.
1889 Tesla torna-se cidadão americano.
1891 O projeto que seria conhecido como bobina de Tesla produz eletricidade de alta voltagem de alta frequência.
1892 Faz conferências no Instituto Real de Londres. Apresenta o princípios da radiocomunicação.
1893-94 A Westinghouse obtém o contrato para a usar a força das cataratas do Niágara para produzir eletricidade utilizando os princípios de Tesla.
1897 Tesla faz demonstração de um controle remoto usando ondas de rádio.
1899-1900 Prova que a terra pode ser usada como condutor de eletricidade. Cria um raio artificial e acende um conjunto de 200 lâmpadas a uma distância de 40 km sem usar fios entre elas.
1912 Tesla e Edison são indicados para o Prêmio Nobel por seus trabalhos com a eletricidade. Tesla recusa a premiação com Edison por causa da dura disputa a respeito da melhor corrente para uso em larga escala. Afinal, nenhum dos dois é premiado.
1915 O inventor italiano Guglielmo Marcone (1874-1937) patenteia todas as formas de radiocomunicação .A reclamação de Tesla, de já ter descoberto os princípios e os equipamentos necessários, é recusada pelo escritório de patentes.
1917 Recebe a medalha Edison do Instituto Americano de Engenharia Elétrica (seu prêmio mais elevado).
1943 No dia 7 de janeiro Tesla morre em Nova York, com 86 anos. O escritório de patentes revisa as conferidas as Marconi e descobre que eram inválidas.
1956 A unidade de medida da indução magnética recebe o nome de tesla. O tesla é usado para medir grandes campos magnéticos.
Fonte : Globo Multimídia - Enciclopédia da Ciência - CD-ROM (1996)