TCFisicaNet - História da Física

Retornar à página inicial - FísicaNet !

Stephen Hawking !

Retornar ao Índice de Personagens !

1942 Hawking nasceu em Oxford, Inglaterra, no dia 8 de janeiro.
1952-59 Frequenta a escola St. Albans em Hertfordshire.
1960 Apresenta os primeiros sintomas da doença neuromotora, um desarranjo do sistema nervoso central que provoca enfraquecimento dos músculos, inclusive dos que controlam a fala.
1961 Frequenta o curso de verão no Observatório Real de Greenwich, Londres. Assim se desenvolve seu gosto pela astronomia.
1962 Recebe uma honraria (first-class BA) ao obter o diploma da Universidade de Oxford.
1965 Aos 23 anos recebe o Ph.D em Física pelo Universidade de Cambridge. Vai para o departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e começa a estudar o que hoje se chama singularidades - pontos no espaço e tempo onde as leis da Física não podem ser aplicadas.
1966 Começa a trabalhar com o matemático inglês Roger Penrose. Eles desenvolvem novas técnicas matemáticas para verificar suas teorias.
1970 Descobre que essas técnicas podem ser aplicadas aos buracos negros (regiões do espaço-tempo das quais nada escapa, nem a luz, pois a gravidade é muito forte).
1973 Publica "A Estrutura em Grande Escala do Espaço-Tempo" em parceria com o físico e matemático inglês George Ellis.
1974 Usa o raciocínio matemático para demonstrar que minúsculos buracos negros que se formaram na época do Big Bang (a formação do universo) emitem radiação e que, sob certas circunstâncias, podem explodir. Sua teoria está baseada nas leis da mecânica quântica formuladas pelo físico alemão Max Planck (1858-1947) e na teoria da relatividade do cientista alemão Albert Einstein (1879-1955). Hawking publica os resultados de sua pesquisa na revista inglesa "Nature". A radiação que ele supõe seja emitida pelos buracos negros recebe o nome de radiação Hawking. É eleito para a Real Sociedade de Londres, aos 32 a anos.
1975 Recebe a medalha Eddington da Sociedade Astronômica Real em Londres e a medalha Pio XI da Pontifícia Academia de Ciência do Vaticano.
1976 Recebe o prêmio Hopkins e o prêmio Dannie Heinemann dos Estados Unidos, e a medalha Hughes da Real Sociedade pelos notáveis resultados de sua pesquisa sobre os buracos negros.
1977 É indicado para a cadeira de Física gravitacional na Universidade de Cambridge.
1978 Recebe o prêmio Albert Einstein por seu trabalho sobre a Física quântica.
1979 É eleito professor de Matemática na Universidade de Cambridge, o mesmo cargo ocupado por Isaac Newton (1642-1727).
1982 A rainha Elizabeth II faz de Hawking um CBE (um comendador da ordem do império britânico).
1983 Procura meios de expressar o estado do universo em termos de equações.
1985 Recebe a medalha de ouro da Real Sociedade.
1987 Publica "300 anos de gravitação", sumária dos trabalhos sobre gravitação desde os tempos de Newton.
1988 Publica "Uma Breve História do Tempo", com surpreendente sucesso popular. Aos 46 anos, Hawking está condenado a viver em uma cadeira de rodas.
1993 Publica "Buracos Negros e Universos Nascentes", série de ensaios em que busca uma teoria unificada geral que use equações matemáticas para explicar o universo.
Fonte : Globo Multimídia - Enciclopédia da Ciência - CD-ROM (1996)