TCFisicaNet - História da Física

Retornar à página inicial - FísicaNet !

Pierre Curie !

Retornar ao Índice de Personagens !

Ir para o Sistema Internacional de Unidades !

1859 Em 15 de maio nasce Pierre Curie em Paris, França. A educação desenvolve sua habilidade em Matemática, particularmente em Geometria.
1875 Vai para a Universidade de Paris.
1877 Aos 18 anos torna-se bacharel em Ciência.
1878 Assume o cargo de assistente no laboratório da universidade. Trabalha com o irmão mais velho, Jacques e juntos descobrem a piezeletricidade (eletricidade produzida pela tensão nos cristais).
1882 Torna-se supervisor na Escola de Física e Química Industrial de Paris. Começa a estudar o magnetismo descobrindo que está relacionado com a temperatura. Isso leva à descoberta da Lei de Curie.
1895 Recebe o Ph.D. Sua tese é a base das modernas teorias sobre magnetismo. Concentra seus estudos de Física nas novas radiações, incluindo a luminosidade e os efeitos químicos. Prova a existência de três tipos diferentes de radiação emitidos por um átomo. Em 25 de julho casa-se com a física nascida na Polônia Manya Sklodowska (Marie Curie, 1867-1934).

1898 Depois de exaustivo trabalho com Marie, isolam dois novos elementos radioativos : o Polônio (assim chamado em homenagem à Polônia) e o Rádio.

1900 Torna-se conferencista na universidade.

1902 Descobre que a radioatividade diminui em proporções previsíveis. Isso abre as portas para a técnica de datação das descobertas geológicas e arqueológicas.

1903 Com a mulher e o físico francês Henri Becquerel (1852-1908), recebe a Medalha Davy Medal da Real Sociedade de Londres e o Prêmio Nobel de Física pela descoberta da radioatividade. Pierre Curie descobre que o Rádio libera calor espontaneamente, o primeiro registro do aparecimento de energia atômica na forma de calor.
1904 Torna-se professor na Universidade de Paris.
1905 É eleito para a Academia Francesa. Reduz o ritmo de trabalho por causa da saúde.
1906 Morre no dia 19 de abril, aos 47 anos, instantaneamente, ao ser atropelado por uma carruagem, em Paris. A mulher continua o trabalho com a radioatividade; a filha e o marido tornam-se destacados pesquisadores nesse campo.
1908 Publicação dos trabalhos científicos completos de Pierre Curie.
1910 No Congresso de Bruxelas sobre Radioatividade, a unidade de medida, o curie, recebeu esse nome em homenagem a Pierre.
Fonte : Globo Multimídia - Enciclopédia da Ciência - CD-ROM (1996)