TCFisicaNet
Vapor d'água saturante

Física
Termologia
Mudanças de Estado

Definição : Uma das grandezas mais importantes para análise do conforte térmico do organismo humano é a "umidade relativa do ar". Corresponde à quantidade de vapor de água existente em um certo volume de ar comparado à quantidade de vapor de água que saturaria este mesmo volume:

Equação para o cálculo de umidade relativa do ar.

onde : "mv" é a massa de vapor de água presente em 1,0 m³ de ar e "ms" é a massa de vapor de água que saturaria 1,0 m³ de ar.

Observação : A tabela seguinte apresenta o valor da massa de vapor de água saturante existente em 1,0 m³ de ar, para diferentes temperaturas, em g/m³.

Aplicação : Podemos aplicar o estudo da umidade relativa do ar para determinar o grau de conforto térmico de nosso organismo. Quando transpiramos, se a umidade relativo do ambiente for alta, haverá dificuldade em evaporar o suor que está sobre nossa pele; temos, então uma grande sensação de desconforto. Isso ocorre no verão, quando a temperatura e também a umidade relativa são elevadas. Nos ambientes de trabalho esse problema é solucionado por meio da instalação de aparelhos de ar condicionado, que, além de diminuirem a temperatura do ar, também diminuem a umidade relativa do ambiente, através de dispositivos próprios para a desumidificação do ar.

Temperatura (ºC) Quantidade de vapor de água que torna saturado 1,0 m³ de ar (g/m³)
0 4,8
8 8,2
16 13,5
24 21,5
32 33,5

Fonte(s) : Física 2º Grau - Robortela, Avelino e Edson - Editora Ática - Volume 5 (Termologia)


Retornar à página inicial - FísicaNet !


Retornar à página de índice de Tabelas e Constantes !