TCFisicaNet - PorQue?
O Mercúrio

Data da última atualização : 21/01/2008

Que é o mercúrio ?

O mercúrio é um corpo simples, classificado pelos químicos entre os metais. Parece prata líquida e possui uma mobilidade extraordinária. Os romanos davam-lhe, entre outros, o nome de "prata viva", denominação com o que é ainda conhecida pelos ingleses. O seu antigo nome científico é hidrargiro, que significa água-prata. Hoje chama-se geralmente mercúrio, o nome atribuído pelos gregos ao mensageiro dos deuses. Também se lhe chama vulgarmente azougue. Apesar desses nomes, devemo-nos lembrar que não se trata de um composto de prata, nem de nenhuma mistura de água e prata, mas sim de um corpo simples, como dissemos no princípio.

O mercúrio pertence ao grupo dos metais, como o ouro, a prata, o cobre, o chumbo, o ferro, etc., mas a diferença consiste em ser líquido à temperatura ordinária. É sabido que quase todos os metais podem ser derretidos, mas, para se conseguir isso, é preciso submetê-los a temperaturas elevadas. E, acrescentando ser o mercúrio tão denso que até os mais pesados metais, como o ferro e o chumbo, podem flutuar nele, fica apontado tudo quanto por agora necessitamos saber.

Por que o mercúrio se escapa quando pretendemos agarrá-lo?

Todos fizeram esta pergunta desde que se descobriu o mercúrio, há mais de 2000 anos. Não há nenhum outro corpo simples nem composto com tão curiosas propriedades como o mercúrio, o qual, verdadeiramente, parece vivo. A resposta à pergunta anterior é muito simples: trata-se de um corpo líquido que possui, como é natural, todas as propriedades desses corpos, apesar de extraordinariamente pesado e a suas moléculas serem dotadas de grande coesão. Não o podemos apanhar porque é líquido, como também não podemos apanhar a água. Mas ele tem um aspecto tão diferente dos outros líquidos, que nos custa crer seja um deles.

Precisamente por ser líquido, corre como a água ou o azeite e escapa-se por entre os dedos quando nós queremos apoderar dele. Para podermos explicar as curiosas propriedades que possui, devemos nos convencer de que é um líquido e que tem, portanto, que se conduzir como tal.

Por que o mercúrio forma pequenas esferas quando se espalha ?

Uma das particularidades do mercúrio, comparado aos outros líquidos, é que suas moléculas se atraem com grande força. Observa-se a mesma atração quando a água entornada forma gotas, o que só acontece em determinadas superfícies. Se colocarmos uma gota da'água sobre um pedaço de papel mata-borrão, a atração que a superfície do papel exerce sobre as moléculas da água é maior que a destas entre si; por isso se desfaz a gota e o papel se molha. Mas, apesar de uma gota de mercúrio ser tão líquida como uma gota de água, aquela não molhará o papel. Se o mercúrio se dividir, ficará em gotas menores, mas não será absorvido, porque as suas moléculas se atraem entre si com mais força do que o papel a elas; por isso o mercúrio não molha e, naturalmente, adota a forma de pequenas esferas.


Fonte(s) : Coleção Tesouro da Juventude - W.M.Jackson, INC. Editores

Retornar à página inicial - FísicaNet !


Retornar ao Índice de Por Quês !