TCFisicaNet - PorQue?
Daltonismo

Data da última atualização : 12/01/2008

Por que algumas pessoas não podem distinguir as cores ?

Já sabemos que a cor é produzida por ondas de luz de diversos comprimentos que são apreciadas por certas partes do olho, do mesmo modo que o som é originado por outras ondas recebidas por certas partes do ouvido. Pois bem; na região
O teste de daltonismo usa figuras como esta. Se você enxergar 74, sua visão é normal. Caso a resposta seja 21, tem problemas para distinguir o vermelho do verde.
do olho, conhecida como retina, só umas partes são sensíveis às ondas de grande comprimento que nos dão a sensação da cor encarnada; outras só o são às ondas de comprimento médio, que produzem a cor verde e também o amarelo, enquanto que outras, por fim, só podem

apreciar as de pequeno comprimento, as quais nos fazem ver as cores azul e violeta. Existem certos indivíduos ( de quem se diz que são cegos para as cores ) cuja retina tem defeito de ser insensível às ondas animadas de certos comprimentos, embora não às outras, e esses não podem distinguir determinadas cores e tomam freqüentemente por encarnada uma cor verde claro ou outra parecida, porque não as podem ver, embora distingam as encarnadas.

Os três grupos de cores distinguiveis pela retina são : Verde, Amarelo-Vermelho e Azul-Violeta. Daltônicos que não distinguem nenhum dos grupos têm "monocromatismo", se não distinguem o Vermelho têm "Protanopia", se não distinguem o Verde têm "Deuteranopia" e se não enxergam o Azul têm "Tritanopia".

O termo Daltonismo teve origem no nome do químico inglês John Dalton (1766-1844), o primeiro a estudar cientificamente esse distúrbio de visão, do qual ele também padecia.


Fonte(s) : Coleção Tesouro da Juventude - W.M.Jackson, INC. Editores
O melhor de Superintrigante - Super Interessante - Editora Abril - Dezembro/2001

Retornar à página inicial - FísicaNet !


Retornar ao Índice de Por Quês !