TCFisicaNet - PorQue?
Capacidade de Visão

Data da última atualização : 24/01/2008

Por que não vemos na escuridão ?

Escuridão não é mais que a ausência de toda luz. Pois bem, que nome damos à ausência do som ? Como chamamos o estado especial das coisas que nos rodeiam, quando não ouvimos ruído algum ? Todos nos responderão que é o silêncio. No que se segue, onsideremos sempre a escuridão e o silêncio como duas coisas análogas: um é a ausência de toda  luz, e outro a ausência de todo som. Mas ainda há mais.
O espaço que nos cerca pode conter vibrações de natureza luminosa e, no entanto, não terem essas vibrações a intensidade suficiente para serem notados pela vista. E da  mesma maneira, pode haver no ar ondas sonoras, sem  terem a intensidade necessária

para impressionar o nosso ouvido. A visão e a audição dependem, pois, antes de tudo, de que fora de nós existam certas vibrações especiais; e, em segundo lugar, de que possamos sentir semelhantes vibrações. Para ver, é preciso, além disso, que esteja presente o objeto que causa o fenômeno. A razão de não vermos na escuridão é simplesmente porque não há luz e os nossos olhos só podem ver a luz.

                    Mas também, para se ver, é preciso ter em vista. Uma mesa, colocada numa sala às escuras, existe; no entanto não percebemos pela vista, porque não existe luz. Quando dizemos que vemos a mesa, não é a mesa realmente o que vemos, mas sim a luz que ela reflete, e a forma debaixo da qual observamos esta luz revela-nos presença do móvel. Os cegos não podem ver, por muita luz que haja. O grande poeta inglês Milton, no seu célebre poema, faz dizer a Sansão, depois de perder a vista:

                    "Oh! que horrível escuridão; e no entanto banham-me os raios do sol do meio-dia!"

                    Este célebre verso ajudar-nos-á a compreender que escuridão pode depender tanto da ausência de luz como da impossibilidade de a ver.

Por que os tigres e os gatos vêem na escuridão ?

                    Assentemos, antes de mais nada, que ninguém, em absoluto, pode ver se a escuridão é completa, ou, o que é a mesma coisa, se não há luz nenhuma; mas, ordinariamente, quando falamos disto, queremos dizer que há tão pouca luz, que não podemos ver nada.

                    Isto acontece porque os nossos olhos estão feitos de tal maneira, que não podem ver quando a claridade é muito escassa; mas certos animais possuem a faculdade de dilatar tanto as pupilas, que podem assim aproveitar todos os raios de luz que os rodeiam. Assim acontece com os gatos - o equivalente a algo entre 40% e 50% a mais que nós; e, se lhes observarem os olhos na escuridão, verão como as suas pupilas aumentam. Por este meio, o olho recebe a maior quantidade possível de luz, e por isso o gato e os outros animais dotados de olhos semelhantes podem ver na semi-obscuridade muito melhor do que nós.

Outra razão está no fato de que os felinos possuem um estrutura refletora (Região tapetal) que provoca umadupla estimulação dos receptores responsáveis pela percepção de cores e formas : os cones e bastonetes (que os fenlinos, ainda por cima, têm três vezes mais que os humanos) - ver figura. O reflexo dessa camada espelhada é que produz aquele brilho esverdeado que vemos à noite nos olhos dos gatos.

Este princípio é utilizado nos sinalizadores de estradas, batizados com toda propriedade, de olhos-de-gato.


Fonte(s) : Coleção Tesouro da Juventude - W.M.Jackson, INC. Editores
O melhor de superintrigante - Mundo Estranho 2 - Editora Abril - Dezembro/2001


Retornar à página inicial - FísicaNet !


Retornar ao Índice de Por Quês !