TC.Fisica.Net |
Data
da última atualização : |
Qualquer medida de uma grandeza física está suscetível a erro. Estes erros provocam desvios nas leituras e levam a conclusões erradas acerca dos fenômenos físicos medidos. Assim, classificamos os desvios da seguinte forma:
1) Valor mais provável ()(Postulado de Gauss) : Para uma série de medidas (a1, a2, ... , an) de mesma confiança (operador, método e instrumentação equivalentes) o valor mais provável () da grandeza medida é dado pela média aritmética dos valores experimentais obtidos.
2) Desvio absoluto para cada medida (di) : É a diferença entre o valor experimental (ai) e o valor mais provável (). 3) Desvio relativo para cada medida (dr) : É o quociente entre o desvio absoluto correspondente (di) e o valor mais provável (). 4) Desvio absoluto médio (dm) : É a média aritmética dos módulos dos desvios absolutos das medidas. 5) Desvio relativo médio (drm) : É o quociente entre o desvio absoluto médio (dm) e o valor mais provável (). Apresentação de um resultado : Admitamos que na medida de uma grandeza física "a" foram feitas "n" medidas : a1, a2, ... , an , obtendo-se um valor mais provável (), um desvio absoluto médio (dm) e um desvio relativo médio (drm). O verdadeiro valor de "a" não é possível de se determinar, porém podemos concluir com alto grau de confiança que o seu valor está compreendido no intervalo de :(- dm) e (+ dm) , é usual a notação : a = ± dm
|
|