TCFisicaNet
Raios LASER

Data da última atualização: 13/01/2009
Permite imprimir esta página!

Antes de receber o nome "laser" - light amplification by stimulated emission of radiation (amplificação de luz por emissão estimulada de radiação) - este amplificador de luz chamou-se "maser" - microwave amplification by stimulated emission of radiation (amplificação de microondas por emissão estimulada de radiação) - depois "iraser" - infrared amplification (amplificação infra-vermelha).

Por aí percebemos que o Raio Laser é um aparelho que faz uso da força dos átomos e das moléculas para amplificar a potência da radiação luminosa. Ele tornou coerente, ordenou a natureza ondulatória da luz. As ondas de água produzem ondas de retorno quando batem nas margens do lago ou do recipiente;

ao se encontrarem elas atingem seu ponto máximo ao mesmo tempo, reforçando-se. É isso que o Laser faz com as ondas de luz (ver Espectro Luminoso).

Entre as grandes vantagens do Laser, uma é sua cor puríssima e monocromática. Seu feixe muito estreito tem um paralelismo excepcional (ao contrário da lanterna, por exemplo, cujo feixe de luz mais se alarga quanto mais longe é dirigido). Por suas características únicas, o Laser aperfeiçoa técnicas já existentes e abre uma vasta gama de usos ainda nem imaginadas pelo homem.

Ele já se tornou uma ferramenta insubstituível nas telecomunicações, na medicina, na indústria, na arte -
A luz "laser" (B) difere da luz comum (A) por dois fatores fundamentais : o primeiro é que o "laser" é monocromático (freqüência única) e o segundo é que as ondas luminosas são coerentes (concordância de fase) e paralelas.
ocupa cada vez mais espaço em shows de música, dança, teatro - e em praticamente todos os campos da atividade humana onde haja necessidade de furar, soldar, iluminar, medir com precisão ou calibrar.


Retornar à página inicial - FísicaNet!
Retornar ao índice de módulos de Ondulatória!
Retornar ao Módulo 063!