TCFisicaNet - História da Física

Retornar à página inicial - FísicaNet !

Antoine Lavoisier !

Retornar ao Índice de Personagens !

1743 Antoine Lavoisier nasce no dia 26 de agosto em Paris, França.
1763 Diploma-se em direito pela Universidade de Paris. Também estuda Geologia, Química, Astronomia, Matemática e Botânica.
1764 Começa a trabalhar num mapa detalhado da França com o geólogo Jean Guettard (1715-86).
1768 Depois de escrever muitos artigos, Lavoisier é eleito membro da Academia Real de Ciências de Paris. Torna-se coletor de impostos particular.
1771 Casa-se com Marie Anne Pierrette Paulze (1758-1836). Ela tem apenas 13 anos, metade da idade de Lavoisier. Ele supervisiona a educação da mulher em latim e inglês, e assim ela pode auxiliá-lo na tradução de trabalhos científicos e filosóficos. Marie também estuda com o pintor francês Jacques-Louis David (1748-1825), ajuda o marido no trabalho e torna a casa da família um local de encontro para os cientistas da época. Lavoisier publica artigos sobre calor e combustão e instala uma fazenda modêlo, onde usa métodos científicos para aumentar a produção.
1775 Indicado inspetor da pólvora, muda-se para uma casa em Arsenal, distrito parisiense onde se fabricam armas.
1777 Analisa um dos gases que formam o ar, dando-lhe o nome de Oxigênio. Nessa pesquisa descobre que as substâncias absorvem oxigênio quando queimam.
1783 Publica relatórios sobre seu trabalho com o gás hidrogênio. Revela que a água é produzida quando o hidrogênio reage com o oxigênio.
1785 Revela que o dióxido de carbono (CO2) é produzido durante a respiração.
1787 Trabalhando com outros três cientistas, publica "Método de Nomenclatura Química", que dá novos nomes aos elementos químicos conhecidos. Dois anos depois publicou "Tratado Elementar de Química" onde relaciona 33 elementos conhecidos. A luz e o calor são considerados elementos e estão na relação.
1788 Torna-se membro da Real Sociedade de Londres.
1789 A Revolução Francesa derruba a ordem política existente (feudalismo e monarquia). Lavoisier trabalha em artigos onde mostra que a quantidade de oxigênio necessária à sobrevivência de um organismo aumenta com sua atividade. O trabalho é ilustrado com aquarelas e gravuras feitas por Marie, cujo talento artístico e acuidade garantem descrições claras das várias etapas das experiências e dos equipamentos nelas usados.
1790 Lavoisier é indicado para a comissão que estabelecerá um novo sistema de medidas. A comissão prepara o sistema métrico decimal, logo adotado na França e hoje utilizado na maioria dos países.
1793 Lavoisier é preso em 14 de novembro, junto com outros 27 coletores de impostos particulares.
1805 Marie Lavoisier publica "Memórias de Química", com o nome do marido, baseado em anotações dos trabalhos por ele realizados.
1794 Em 18 de maio é guilhotinado em Paris. Suas propriedades são confiscadas e sua mulher também é presa. Mais tarde Marie foi libertada e recupera as propriedades.
Fonte : Globo Multimídia - Enciclopédia da Ciência - CD-ROM (1996)