TCFisicaNet - História da Física

Retornar à página inicial - FísicaNet !

Benjamin Franklin !

Retornar ao Índice de Personagens !

1706 No dia 17 de janeiro Franklin nasce em Boston, Massachusetts. Foi o décimo de uma família de 17 filhos.
1716 Aos 10 anos, deixa escola.
1718 Trabalha como aprendiz para o irmão, que é impressor em Boston.
1723 Deixa Boston e instala-se em Filadélfia, Pensilvânia.
1724 Muda-se para Londres, Inglaterra, onde continua a trabalhar como impressor.

1729 Voltando à Pensilvânia, Franklin começa a publicar um jornal "Pennsylvania Gazette". Promove a idéia da instalação de serviços públicos, como um departamento de bombeiros local e uma biblioteca pública. Funda uma academia que se tornará a Universidade da Pensilvânia. Publica um artigo, "Uma Modesta Pesquisa Sobre a Natureza e a Necessidade do Papel-Moeda", que lhe garante o contrato para imprimir o dinheiro local.

1733 Assume cargo como funcionário da Assembléia da Pensilvânia aos 27 anos.

1740 Inventa o forno de Franklin, um forno a lenha que se tornaria a principal forma de cozinhar alimentos nos EUA nos 200 anos seguintes.

1743 Inicia seus estudos científicos da eletricidade, da luz, do calor e da meteorologia.

1747 Começa a usar uma garrafa de Leyden, aparelho que armazena eletricidade. O físico inglês Michael Faraday (17911-1867) usaria o mesmo equipamento mais tarde. Franklin introduz os termos "positivo" e "negativo" no estudo da eletricidade.
1751 Deixa o cargo na Assembléia. Tem agora 45 anos.
1752 Trabalhando com a idéia de que o raio é a eletricidade estática, faz voar uma pipa com um fio condutor de eletricidade durante uma tempestade. Por felicidade não foi morto pelo potencialmente fatal experimentar. Inventa a haste do pára-raios, uma fita de metal descendo do ponto mais alto de um edifício até o solo. Ela impede que o prédio seja danificado quando atingido por um raio, levando a carga elétrica para o chão.
1756 Entra para a Real Sociedade de Londres. É agraciado com o título honorário pela universidade de Oxford, Inglaterra, e homenageado pela Academia Francesa, em Paris.
1757-62 Representa a colônia da Pensilvânia em Londres, Inglaterra, em uma disputa sobre terras mantidas pela família Penn.
1775-76 Como delegado ao 2º Congresso Continental, volta à Filadélfia, para ser um dos três membros do comitê que esboça a Declaração da Independência americana. Vai para França como embaixador em busca de dinheiro e apoio militar para as colônias da América.
1785 É eleito presidente da Assembléia da Pensilvânia.
1790 Morre no dia 17 de abril aos 84 anos, em Filadélfia, Pensilvânia.
1824 Funda-se em Filadélfia o Instituto Franklin. Permanece um dos principais centros de ciência e tecnologia dos EUA.
Fonte : Globo Multimídia - Enciclopédia da Ciência - CD-ROM (1996)