TCFisicaNet - História da Física

Retornar à página inicial - FísicaNet !

Robert Boyle !

Retornar ao Índice de Personagens !

1627 Boyle nasce em 25 de janeiro em Lismore, Irlanda. É o sétimo filho de Richard Boyle, um felizardo aventureiro Elizabetano.
1635 Vai para Eton College, Windsor, Inglaterra.
1639-44 Continua os estudos com um tutor privado na Suíça, na França e na Itália. Eles incluem Filosofia, Matemática e tudo que se refere ao mundo natural, inclusive a Física.
1645 Aos 18 anos volta para a Inglaterra e divide o tempo entre a casa, em Dorset, onde continua os estudos e a Irlanda. Quando está na Irlanda, estuda anatomia.
1655 Publica "Reflexões Ocasionais sobre diversos Assuntos", uma coletânea de ensaios, entre os quais um que se acredita tenha inspirado Jonathan Swift a escrever "Viagens de Gulliver".
1656 Vai para Oxford, onde trabalha com o químico inglês Robert Hooke (1635-1703). Boyle constrói uma bomba de ar, um aparelho operado com as mãos para extrair o ar dos recipientes.

1660 Publica "Novas Experiências Físico-Mecânicas a respeito das molas pneumáticas e seus efeitos", um livro que o confirma como físico e filósofo aos 33 anos. Torna-se membro fundador da Real Sociedade de Londres para o Conhecimento Natural (conhecida como Real Sociedade). Desenvolve o trabalho de Evangelista Torricelli (1608-47), matemático e físico italiano que concebeu os princípios básicos da hidromecânica. Boyle inventa um sistema para medir a pressão barométrica, usando um tubo com mercúrio.

1661 Aos 34 anos, publica seu trabalho mais importante, "O Químico Cético". Nele define todos os elementos químicos conhecidos em seu tempo. Boyle acredita que há uma explicação racional para o comportamento da matéria que pode ser provado por experiências. Afirma isso com a nova teoria de que toda matéria é formada por pequenas partículas que chama corpúsculos.
1662 Publica uma segunda edição de "Novas Experiências" (1660), onde divulga o que viria a ser conhecido como Lei de Boyle : o volume de um gás é inversamente proporcional à sua pressão, desde que a temperatura seja constante.

1664 Publica "Experiências e Considerações a Respeito das Cores", a primeira descrição dos indicadores químicos. Tendo descoberto que todos os ácidos tornam azul o xarope de violeta vermelha, e todas as bases o tornam verde, ele desenvolveu testes específicos para diversos elementos, incluindo o cobre e o enxofre.

1668 Muda-se para Londres e um novo laboratório.
1690 Publica "O Cristão Virtuoso", onde declara que o estudo da natureza é o principal dever religioso.
1691 Em 30 de dezembro Boyle morre em Londres aos 64 anos. Seus métodos e sua Filosofia Científica fornecem a base para os estudos científicos das gerações seguintes. O físico e matemático inglês Isaac Newton (1642-1727) estudou seu trabalho. Boyle deixou uma dotação para a realização anual de conferências em defesa do Cristianismo, conhecidas como Conferências de Boyle.
1692 Publicação da "História Geral do ar", na qual Boyle descreve o calor como resultado de um aumento do movimento das partículas de um gás.
Fonte : Globo Multimídia - Enciclopédia da Ciência - CD-ROM (1996)